Escola
Municipal Luz do Saber
Parintins,
12 de Fevereiro de 2014
Professor:
Orenildo Brito
Série:
7º Ano do Ensino Fundamental
Turno:
Matutino
PLANO DE AULA
I-
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTÚDO:
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTÚDO:
3.1 Equações do 1º Grau e do 2º
grau
3.2 Definição.
3.3 Resolução de Equações
3.4 Balança da Equivalência:
3.5 Relação do conteúdo com o cotidiano:
3.6 Resolução-Problema
3.7 Raciocínio lógico:
3.3 Resolução de Equações
3.4 Balança da Equivalência:
3.5 Relação do conteúdo com o cotidiano:
3.6 Resolução-Problema
3.7 Raciocínio lógico:
4. METODOLOGIA:
5. AVALIAÇÃO:
5. AVALIAÇÃO:
6. REFERÊNCIAS
7. ANEXOS
Nº 1- Exercícios de
fixação.
Nº 2- Exercícios de Equações.
Nº 3- Relacionando a vida com o conteúdo
Nº 5 Exercícios de lógica:
N° 6- Bingo das Equação.
Nº 2- Exercícios de Equações.
Nº 3- Relacionando a vida com o conteúdo
Nº 5 Exercícios de lógica:
N° 6- Bingo das Equação.
1.
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um plano de aula desenvolvido para ministrar a aula sobre o conteúdo de Equações de 1º e 2º Grau nas turmas de 7º ao 9º ano de Ensino Fundamental. Sua forma de apresentação é bem clara e de fácil entendimento. Para conseguir ensinar tais conteúdos com clareza será necessário oito períodos de aulas para explicações e exercícios e mais duas aulas para realização de uma avaliação para verificar se o aprendizado foi satisfatório.
2- OBJETIVOS ESPECICOS:
Este trabalho é um plano de aula desenvolvido para ministrar a aula sobre o conteúdo de Equações de 1º e 2º Grau nas turmas de 7º ao 9º ano de Ensino Fundamental. Sua forma de apresentação é bem clara e de fácil entendimento. Para conseguir ensinar tais conteúdos com clareza será necessário oito períodos de aulas para explicações e exercícios e mais duas aulas para realização de uma avaliação para verificar se o aprendizado foi satisfatório.
2- OBJETIVOS ESPECICOS:
* Reconhecer a
representação de uma equação do 1º e do 2º grau com incógnitas
* Resolver equações de 1ºe grau com uma incógnitas.
* Resolver equações de 1ºe grau com uma incógnitas.
* Resolver
problemas que envolvam equações do 2º grau;
* Desenvolver o
raciocínio lógico das equações
* Determinar a solução e a representação de situações-problemas a partir de equações
* Demonstrar aplicação do conteúdo no dia-a-dia.
* Determinar a solução e a representação de situações-problemas a partir de equações
* Demonstrar aplicação do conteúdo no dia-a-dia.
3-CONTEÚDO:
a.
x + b = 0
|
Equações do 1º grau em
R, na incógnita x, é toda equação do tipo
Equação do 2º Grau na
variável x, é toda equação do tipo ax² + bx + c = 0, na qual a, b, c são números reais e a
≠ 0
4- METODOLOGIA:
A
aula será desenvolvida ao longo de oito períodos, e para iniciar a exposição
do conteúdo será contada a historia de
“Alice no País dos Números”, bem como exposição dialogada, exposição de vídeo sobre
o surgimento das equações , realização de atividades relacionadas com o
cotidiano do aluno, construção de jogos lúdicos para enaltecer o ensino
aprendizado e avaliações em grupo e individual, contextualização histórica sobre
o surgimento da Fórmula de Bhaskara.
5- MATERIAL:
Serão utilizados para as aulas os seguintes
matérias: pincel para quadro branco, balança, computador,
multimídia, caixa de som, livro didático e livros paradidático, textos,
tesoura, pinceis atômicos, isopor, cola, fitas métricas, cartolina, apagador.
6-AVALIÇÃO:
Avaliação será feita de forma contínua, acompanhando o desenvolvimento
pessoal, (interesse, participação e coletivo da turma na resolução das
atividades propostas, individualmente e em grupo.
7- REFERENCIA:
Centurión, Marilia. Matemática: teoria e contexto, 9º ano/ Marilia
Centurión, José Jakubovic. – 1. ed – São Paula: Saraiva 2012 – Suplementado
pelo manual do professor.
SÃO PAUL0 (Estado).
Secretária da Educação. Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental –
8ª série/ 9º ano, volume 1 . São Paulo: 2009a.
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