segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014


Escola Municipal Luz do Saber
Parintins, 12 de Fevereiro de 2014
Professor: Orenildo Brito
Série: 7º Ano do Ensino Fundamental
Turno: Matutino
PLANO DE AULA


I- SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. CONTÚDO:
3.1 Equações do 1º Grau e do 2º grau
3.2 Definição.
3.3 Resolução de Equações
3.4 Balança da Equivalência:
3.5 Relação do conteúdo com o cotidiano:
3.6 Resolução-Problema
3.7 Raciocínio lógico:
4. METODOLOGIA:
5. AVALIAÇÃO:
6. REFERÊNCIAS



7. ANEXOS
Nº 1- Exercícios de fixação.
Nº 2- Exercícios de Equações.
Nº 3- Relacionando a vida com o conteúdo
Nº 5 Exercícios de lógica:
N° 6- Bingo das Equação.
Nº 7 Construção Jogos Lúdicos
Nº 8- Avaliação:

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é um plano de aula desenvolvido para ministrar a aula sobre o conteúdo de Equações de 1º e 2º Grau nas turmas de 7º ao 9º ano de Ensino Fundamental. Sua forma de apresentação é bem clara e de fácil entendimento. Para conseguir ensinar tais conteúdos com clareza será necessário oito períodos de aulas para explicações e exercícios e mais duas aulas para realização de uma avaliação para verificar se o aprendizado foi satisfatório.

2- OBJETIVOS ESPECICOS:
* Reconhecer a representação de uma equação do 1º e do 2º grau com incógnitas
* Resolver equações de 1ºe  grau com uma incógnitas.
 * Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau;
* Desenvolver o raciocínio lógico das equações
* Determinar a solução e a representação de situações-problemas a partir de equações
* Demonstrar aplicação do conteúdo no dia-a-dia.







3-CONTEÚDO:
a. x + b = 0
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU
Equações do 1º grau em R, na incógnita x, é toda equação do tipo
Equação do 2º Grau na variável x, é toda equação do tipo  ax² + bx + c = 0, na qual a, b, c são números reais e a ≠ 0
4- METODOLOGIA:
A aula será desenvolvida ao longo de oito períodos, e para iniciar a exposição do  conteúdo será contada a historia de “Alice no País dos Números”, bem como exposição dialogada, exposição de vídeo sobre o surgimento das equações , realização de atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, construção de jogos lúdicos para enaltecer o ensino aprendizado e avaliações em grupo e individual, contextualização histórica sobre o surgimento da Fórmula de Bhaskara.
5- MATERIAL:
Serão utilizados para as aulas os seguintes matérias: pincel para quadro branco, balança, computador, multimídia, caixa de som, livro didático e livros paradidático, textos, tesoura, pinceis atômicos, isopor, cola, fitas métricas, cartolina,  apagador.
6-AVALIÇÃO:
Avaliação será feita de forma contínua, acompanhando o desenvolvimento pessoal, (interesse,  participação  e coletivo da turma na resolução das atividades propostas, individualmente e em grupo.



7-  REFERENCIA:
Centurión, Marilia. Matemática: teoria e contexto, 9º ano/ Marilia Centurión, José Jakubovic. – 1. ed – São Paula: Saraiva 2012 – Suplementado pelo manual do professor.
SÃO PAUL0  (Estado). Secretária da Educação. Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 8ª série/ 9º ano, volume 1 . São Paulo: 2009a.



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