terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

RELATÓRIO MENSAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA LUZ DO SABER 2013- Relatório do Professor Comunitário








RELATÓRIO MENSAL DO PROGRAMA  MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA LUZ DO SABER 2013





Março e Abril/2013

O Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perceptiva da Educação Integral.
A Educação integral está presente na Legislação Educacional Brasileira e pode ser apreendida em nossa Constituição Federal, nos artigos e números 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e Adolescente (Lei nº 9089/1990). Em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/1996), nos artigos 3787, no Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.179/01) e no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico e de valorização do Magistério (Lei nº 11.494/2007).
                 Neste ano de 2013 à  Escola Municipal Luz do Saber, iniciou as atividades do Programa Mais Educação no mês de março de 2013 com a reunião realizada no CENTRO DOS IDOSOS com a participação da Coordenadora e os monitores para o  planejamento das atividades e mostrar a importância do Programa para a comunidade, tendo a família como agente incentivador da proposta do Programa.
   No inicio do ano letivo encontramos diversos obstáculos como à falta de matérias pedagógico para a realização das oficinas de Letramento, Matemática, Tênis de Mesa, Hip Hop e PST/ Segundo Tempo e principalmente de espaço físico para o funcionamento de nossas oficinas. Outras dificuldades foram aparecendo, mas com o empenho e a coragem da equipe (Gestora, Coordenador,  Oficineiros, Orientadores educacionais, professores e funcionários), conseguimos iniciar o programa.
             OFICINA DE LETRAMENTO - a oficina de letramento é trabalhada pelos seguintes monitores: Marconde Maia, Zeliane, Edenise, Ruth, Sonia, Lucas, Albanora, João Correia, Marcos Adalberto, Geyse e Carmen Deise e tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, por meio da leitura, para que os educandos possam adquirir habilidades no sentido de identificar os diferentes gêneros textuais e suas características.
            OFICINA DE MATEMÁTICA – A oficina é ministrada pelos seguintes monitores: Dina Maria, Jocivane, Rodrigo Pinheiro, Maria Aliria, Rodrigo Reis, Karina, Zeliane, Werick, Rongel e Ciovanhe. A dinâmica dos encontros desta oficina aliou ao mundo lúdico e a resolução de situação problemas com o seu cotidiano, proporcionando um ambiente de aprendizagem no qual há a exploração dos conceitos mediante a estrutura matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciado pelo aluno, no qual este pode questionar e ousar propor soluções aos problemas encontrados num clima de investigação, onde a construção de estratégias e de conhecimentos matemáticos esteja em evidência. É importante ressaltar que não é o jogo/lúdico que trabalha a matemática, mas sim a intervenção pedagógica que se faz nele. A mediação e orientação do professor/monitor quanto aos procedimentos dos alunos, questionando sobre que estratégias se fazem necessárias para que o jogar se torne um ambiente de aprendizagem e (re) criação conceitual e não apenas a reprodução mecânica do conceito.
Fig. 1- Painel informativo
 
  OFICINA TENIS DE MESA- A oficina é ministrada pelos seguintes monitores: Rongel, Werick, Zeliane, Karina, Rodrigo Reis, Ciovanhe, Maria Aliria, Rodrigo Pinheiro, Jocivane, Dina Maria, Carmen Deyse, esse programa tem como objetivo oportunizar o acesso à prática esportiva a todos os alunos deste estabelecimento de ensino, promovendo a inclusão, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso à prática esportiva, oferecendo aos educandos conhecimentos e vivências da prática esportiva nas dimensões lúdica e inclusiva.
        OFICINA DE PST- A oficina é ministrada pelos seguintes monitores: Eliel,
Janderley, Carlos Alexandre, Diego Pantoja, Rossyfran e Ercimar, tem como ponto de partida, promover pequenas atividades baseadas em um mundo lúdico e esportivo promotoras de pratica de sociabilidade com ênfase no resgate da cultura local, bem com o fortalecimento da diversidade cultural dando ênfase na expectativa de uma aprendizagem mais eficaz tendo como subsídio o mundo lúdico nas atividades proposto, com livre escolha na participação e construção de valores próprios sujeitos envolvidos contribuindo significados as praticas desenvolvidas no âmbito escolar, no qual o esporte é baseado em pequenos movimentos de interceptação, tendo como base a interceptação da trajetória da bola e acesso á pratica esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas, como estimulo á vida.
    OFICINA RÁDIO ESCOLA- oficina é ministrada pelos seguintes monitores: Marconde Maia, Zeliane, Edenise, Ruth, Sonia, Lucas, Albanora, João Correa, Geyse, Marcos Adalberto e Carmen Deyse, tem como meta Contribuir com a qualidade da educação no ensino fundamental e essa oficina permite que o aluno aprenda de uma forma mais dinâmica, pois é um recurso pedagógico alternativo para dinamizar a aula e cabe ao professor as formas de sua utilização, a partir de processos de educomunicação, fomentados pela mídia rádio que primam pela valorização dos direitos da criança e do adolescente, pela dinamização do trabalho do professor/a e pelo desenvolvimento do senso crítico nas comunidades escolares envolvidas, despertando a consciência critica das crianças e dos adolescentes na busca da valorização de seus direitos, incentivando a leitura, a escrita e o desenvolvimento da expressão oral de professores e alunos.

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TEM COMO OBJETIVO
·         Melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente e esporte e lazer;
·         Elevar o índice de aprendizagem;
·         Retirar os alunos de situação vulnerabilidade, proporcionando melhor intercambio entre clientela oportunizando-os ampliação de tempos e espaços educativos e culturais, aproximando a escola a sua comunidade;
·         Criar um clima favorável pedagógico onde toda a escola envolva-se no processo por meio do Projeto Político Pedagógico.

RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Maio e Junho/2013

         O programa Mais Educação, tem como objetivo de promover a conscientização sobre a importância deste no âmbito escolar, durante as atividades realizadas, procuramos levar nossos educandos  a refletir sobre diversas questões tais como: coleguismo, companheirismo, compromisso e responsabilidade com o interesse e a motivação de alunos que até então eram considerados "problemas" na sala de aula. O projeto deixou claro que a escola pode e deve ser um espaço de interação, desafio, alegria, desconcentração e, sobretudo, de aprendizagem, passando a ver os docentes como amigos e aliados.               

      
Fig. 2- Brincando também se aprende
      

  
    O projeto tem como meta melhorar não só a aprendizagem mais também oportunizar mecanismo de modo que possa ver o mundo com outros olhos, principalmente propondo atividades onde eles possam refletir sobre a importância da família nesta etapa e é fundamental neste processo de ensino aprendizagem sua participação, sendo assim, toda criança e todo jovem têm direito ao acesso à educação e, de preferência, a uma educação de qualidade.
        O programa mais educação vem abrindo muitas portas, no qual os educandos têm liberdade quanto ao ingresso e a saída do colégio no horário que lhe for conveniente; porém uma vez na sala de aula, deve obediência aos sinais de início e término das aulas, assim como ao professor. Mas ele logo percebe e isso tem um preço, nas quais se sentem estimulados e motivados a estudar e participar mais, são jovens que se divertem ,que se relacionam entre si, que se deliciam com as modalidades, mas que também estudam, empenham-se, colaboram uns com os outros, auxiliando-se mutuamente a superar as dificuldades, o que lhes possibilita desenvolver fortes laços de amizade.


Fig. 3- Estimulados e motivados a estudar
     


  
   O projeto está funcionando a todo vapor e sendo um sucesso entre os quatros cantos da escola, mesmo sem nenhum material pedagógico, mais é no desafio que mostraremos se estamos realmente preparados para superar esse e outros desafios que surgirão e de uma forma, tiramos aquele mal esta que existia anos atrás de que o MAIS EDUCAÇÃO é uma perca de tempo uma enrolação, hoje posso afirma de que professor e monitor falam a mesma língua, hoje temos oportunidade de planejarmos nossas atividades que serão desenvolvido durante a semana, temos o momento de compartilhamento de saberes e cada um tenta demonstrar um jeito novo de ensinar principalmente com o mundo lúdico nos auxiliando,pois ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
         Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
         São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as conquistas exaltando também o sofrimento que nos faz crescer e evoluir. Quero renovar cada dia à coragem de sempre recomeçar.
         O nosso grande problema continua sendo o espaço que ainda não temos, mais vamos acreditar que dias de gloria á de vim, temos nosso plano de ação em pleno desenvolvimento no qual estamos pedindo um cantinho pra gente trabalhar, no qual nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor para o desenvolvimento das oficinas de Letramento, Radio Escola, Tênis de Mesa, Hip Hop, PST/ Segundo Tempo e Matemática


RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Julho e Agosto/2013

         O MAIS EDUCAÇÃO é um programa que tem como objetivo  principal ampliar os tempos, os espaços   e as oportunidades educativas a partir da presença do aluno no turno inverso ao seu período de aula. 
       Neste ano de 2013 à  ESCOLA MUNICIPAL LUZ DO SABER, iniciou suas atividades do Programa Mais Educação, com uma pequena reunião envolvendo o professor/comunitário e a coordenadora/apoio, Maria Eloina e os monitores para o  planejamento do plano de ação envolvendo atividades lúdicas, Aplicando novas técnicas com auxílio das tecnologias específicas de alfabetização com base nos resultados e nos objetivos da PROVINHA BRASIL, instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial. Auxiliar a entrada do educando no mundo da escrita e na concepção de alfabetização e letramento como processos permanentes de aprendizagens que irão ser desenvolvida neste ano.


Fig. 4 - Monitores em planejamento
 
     


   NA OFICINA DE LETRAMENTO, foi trabalhada a questão da leitura individual e coletiva, as dificuldades na hora da leitura pelos alunos das séries iniciais, talvez seja pela falta de habito, o programa buscou aguçar o conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em que vivemos requer uma leitura e interpretação adequando ao contexto de um mundo globalizado. O letramento visa dar subsídio para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim os monitores em conjunto com as professores das turmas utilizaram diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz, na qual tivemos orientação da Equipe Pedagógica que a escola possui assim os monitores utilizaram esse mecanismo para enaltecer o ensino aprendizagem, sendo que estes diferentes textos eram pesquisados em seguida levado para a sala para uma melhor interpretação que visa premiar o ensino, a escrita e a leitura de pequenos textos populares. 
          NA OFICINA DE MATEMÁTICA, após conversar com os professores de nossos alunos, eles relataram que a maior dificuldade dos educandos era as operações fundamentais, nossos monitores organizaram varias atividades simulando situações cotidianas que ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitando a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra-escolar e levar as crianças a se interessar pela disciplina, utilizando o mundo lúdico, na resolução de situação problemas, proporcionando um ambiente de aprendizagem no qual há a exploração dos conceitos mediante a estrutura matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciado pelo aluno e o programa mais educação tem por objetivo de  promover a qualidade da educação e contribuir para a consolidação do direito de aprender e da ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral e integrada, através de atividades sócio-educativas para melhorar a qualidade do ensino, tornando a escola mais atrativas e conseqüentemente, diminuindo a repetência e evasão escolar.
Fig 5-  Montando a feirinha
       NA OFICINA DE RÁDIO, nossos monitores utilizaram esse instrumento que está presente no dia-a-dia dos sujeitos, como um meio de comunicação e entretenimento, pois ajuda na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, despertando a consciência critica das crianças e dos adolescentes na busca da valorização de seus direitos, incentivando a leitura, a escrita e o desenvolvimento da expressão oral de professores e alunos, promovendo capacitações para os comunicadores mirins-juvenis que vão surgindo nas escolas, garantindo assim o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens na produção de programas radiofônicos, no contexto da sociedade do conhecimento. Este deve ter ligações estreitas com a educação e a informação, devido a constantes mudanças mediadas pelo grande e rápido desenvolvimento da tecnologia. O rádio tem a vantagem de ser uma mídia flexível, permitindo uma reportagem com informações de qualquer lugar do mundo e proporcionando a atualização rápida de material a custos técnicos reduzidos, quanto à utilização do rádio na escola, consiste em uma didática de interação entre o meio social e o meio sistêmico de aprendizagem, em que os conteúdos dos programas de rádio devem ser de relevância social, propiciando conhecimentos básicos, essenciais para qualquer cidadão resolver problemas no contexto histórico e sociocultural e compreender a idéia de inter-relação entre as sociedades humanas, para saber tratar as informações articuladas entre si e conectadas com outras áreas do conhecimento veiculadas pelo rádio.
        NA OFICINA DE HIP HOP, foi um momento de reflexão sobre o surgimento que se deu através de uma lista de discussão entre pessoas ativistas que defendia a cultura hip-hop, no ambiente escolar e reconhecer o que ela tem de mais essencial e de mais importante na vida do individuo, falando sobre seus beneficio no cotidiano, na qual foi apresentado alguns monitores do hip hop, onde aproveitando o ensejo introduziram a aula com apresentações, interagindo com os alunos, depois pediram que escrevessem a palavra hip hop, onde explicaram a fundo o hip hop e seus elementos, cada um fez seu grafite no seu caderno e as crianças gostaram bastante da aula, questionaram, interagiram e se comportaram bem durante a aula pratica, foi bastante válido e produtivo, todos aprenderam muito, o hip hop é um dos elementos da educação física, que nos permite trabalhar os valores: respeito, solidariedade, justiça e dialogo o respeito, a compreensão e a apreciação da pluralidade ou diversidade cultural como a dança, são mais valorizados.

Fig. 6- Oficina de Hip Hop

      

  NA OFICINA DE PST/ PROGRAMA SEGUNDO TEMPO, foi utilizado à roda de conversa onde todos mostraram a importância desta oficina no âmbito escolar, as atividades recreativas foram baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural e na perspectiva lúdica das atividades, com livre escolha na participação e construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos, atribuindo significado às práticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimento da educação pelo esporte e pelo lazer. Incorporação das práticas de esporte e lazer como modo de vida cotidiana.
Fig. 7- Apresentação do Programa a
 Comunidade
 



RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Setembro e Outubro/201

Neste mês, começamos nossas atividades do Mais Educação, tendo como objetivo ofertar um acompanhamento pedagógico eficaz, tendo como meta uma aprendizagem que enaltece o conhecimento empírico de nossos alunos, com auxilio metodológico envolvendo atividades pedagógicas e lúdicas das áreas de conhecimento que são: oficinas de Matemática, Letramento, Hip – Hop, Radio Escolar, Tênis de Mesa e PST/Segundo Tempo, o Programa Mais Educação, do Governo Federal, nasce com o objetivo de promover a educação em tempo integral. Esse programa é implantado nas escolas com baixo índice de rendimento escolar.
O programa visa um acompanhamento pedagógico mais evidente que valoriza o ensino aprendizagem, com apoio metodológico das atividades pedagógicas e lúdicas realizadas pelos monitores, que é realizada nos turnos matutino e vespertino com ações voltadas ao ensino aprendizagem, pautadas no planejamento e no fortalecimento do diálogo entre escola e comunidade, os quais proporcionam atividades baseadas em práticas corporais e lúdicas envolvendo atividades pautadas nos direitos humanos e em valores ligados ao respeito, à promoção e à valorização da diversidade.
A implantação do Programa Mais Educação surge da necessidade de se abrir mais espaço para estudos interdisciplinares que possam vir a contribuir para o engrandecimento dos estudos regulares que as escolas proporcionam ao seus clientes. É também uma oportunidade de abrir as portas da escola para a inserção da comunidade e para a comunidade se fazer presente em todas as suas instâncias.
As oficinas do Mais Educação acontecem durante toda semana, por enquanto estamos funcionando na biblioteca da escola, tendo em vista que o nosso barracão foi embargado pela Secretaria de Educação/SEMED, no qual fomos notificados de que só poderíamos continuar com a obra, só quando a quadra for entregue a comunidade, e isso nos deixou triste, por saber que iremos perder muita coisa como por exemplo areia, madeiras e etc. Por enquanto estamos esperando essa conclusão e vale ressaltar de que nossos matérias de construções estamos perdendo pouco a pouca e outros matérias tivemos que negociar pra não perder.
Fig. 8- Local de trabalho
Durante a realização das oficinas nosso objetivo é manter o alunado concentrado nas atividades, proporcionando o conhecimento de áreas diversificadas que estimule a descoberta vocacional de cada aluno. Enfim, estamos muito contentes com o trabalho que estão sendo realizados na escola, hoje nossos colegas professores estão bastante satisfeito com o programa mais educação e estamos sempre em sintonia para contribuir para a qualidade do ensino, buscando enaltecer as ações proposto por este programa, lembrando que a escola visa formar o homem para o modo de vida democrática, toda ela deve procurar, desde o inicio, mostrar que o individuo, em si e por si, é somente necessidade e impotência, deve procurar ampliar novos horizontes, espaços, tempos e oportunizando atividades educativas.
RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Novembro e Dezembro/2013

        O Programa Mais Educação da Escola Municipal “Luz do Saber”, funciona hoje como uma ferramenta a mais para Inclusão de todos os alunos, para descobrir novos talentos, incentivar no esporte como qualidade de vida e na melhoria da qualidade de aprendizagem, aprendizagem essa que acontece de forma lúdica e prazerosa, desta forma, os alunos tem motivação para permanecer no programa.
         A gestora da escola nos proporcionou uma visita a todas as salas para observar de que forma nossos colegas estão trabalhando e o bom de tudo é que planejamos todos juntos e isso ao meu ver é uma pequena conquista porque antes não tivemos essa oportunidade de compartilhar essa aprendizagem.

Fig. 9- Compartilhando saberes
 
     


 O programa mais educação tem como ponto de partida promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem através de inovações nas práticas pedagógicas, ampliando a jornada escolar para oferecer mais atividades de aprendizagem ao educando, visando um planejamento eficaz e organizando ambientes a serem utilizados no desenvolvimento das atividades, neste sentido realizando a apresentação dos monitores, os objetivos e as expectativas de cada oficina, enaltecendo o aprendizado do educando a fim de multiplicar os conhecimentos adquiridos.
           Neste mesmo mês os professores da coordenação pedagógica de apoio juntamente com o professor comunitário, reuniram-se no espaço da igreja nossa Senhora das Graças, para o desenvolvimento das oficinas do projeto Mais Educação foram um verdadeiro show, destaque para as oficinas de letramento, matemática e hip hop, as atividades realizadas contemplaram o 4º ano “A” e 5º ano “A”.
          As atividades apresentadas foram desenvolvidas pelos próprios alunos e a produção textual, foi feita com auxilio do mundo lúdico, já o conteúdo de matemática foi abordado com jogos educativos feitos pelos monitores juntamente com os alunos, um dos jogos que chamou mais atenção foi o campo de futebol envolvendo as quatros operações, todas as atividades foram consideradas relevantes para o ensino aprendizagem do educando, a participação dos monitores e professores esta sendo um feedback muito interessante e importante no processo ensino aprendizagem.
 Contudo, o programa continua funcionando na biblioteca, tendo em vista que o nosso espaço ainda não foi construído e a nossa avaliação é feita todas as sexta feira para saber os pontos positivos e negativos e trabalhar em cima dos erros. Enfim, tivemos a ideia de reunir todas as escolas que possuem o Programa Mais Educação para uma batalha saudável, com o objetivo de divulgar o programa para a comunidade e ganhar destaque na mídia, segundo os pais o ambiente onde foi realizado o evento foi muito pequeno,


Nenhum comentário:

Postar um comentário