RELATÓRIO MENSAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA LUZ DO SABER 2013
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Março e Abril/2013
O
Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento (PDE), como
uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e
a organização curricular na perceptiva da Educação Integral.
A
Educação integral está presente na Legislação Educacional Brasileira e pode ser
apreendida em nossa Constituição Federal, nos artigos e números 205, 206 e 227;
no Estatuto da Criança e Adolescente (Lei nº 9089/1990). Em nossa Lei de
Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/1996), nos artigos 3787, no Plano Nacional de
Educação (Lei nº 10.179/01) e no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento
do Ensino Básico e de valorização do Magistério (Lei nº 11.494/2007).
Neste ano de 2013 à
Escola Municipal Luz do Saber, iniciou as atividades do Programa Mais Educação no mês de março de 2013 com a reunião
realizada no CENTRO DOS IDOSOS com a participação da Coordenadora e os
monitores para o planejamento das atividades e mostrar a importância do
Programa para a comunidade, tendo a família como agente incentivador da
proposta do Programa.
No inicio do ano letivo encontramos diversos
obstáculos como à falta de matérias pedagógico para a realização das oficinas
de Letramento, Matemática, Tênis de Mesa, Hip Hop e PST/ Segundo Tempo e
principalmente de espaço físico para o funcionamento de nossas oficinas. Outras
dificuldades foram aparecendo, mas com o empenho e a coragem da equipe
(Gestora, Coordenador, Oficineiros, Orientadores educacionais,
professores e funcionários), conseguimos iniciar o programa.
OFICINA DE LETRAMENTO
- a oficina de letramento é trabalhada pelos seguintes monitores: Marconde
Maia, Zeliane, Edenise, Ruth, Sonia, Lucas, Albanora, João Correia, Marcos
Adalberto, Geyse e Carmen Deise e tem como objetivo geral promover o
desenvolvimento da capacidade de raciocínio, por meio da leitura, para que os
educandos possam adquirir habilidades no sentido de identificar os diferentes gêneros
textuais e suas características.
OFICINA DE MATEMÁTICA – A oficina é ministrada pelos seguintes monitores: Dina Maria, Jocivane,
Rodrigo Pinheiro, Maria Aliria, Rodrigo Reis, Karina, Zeliane, Werick, Rongel e
Ciovanhe. A dinâmica dos encontros desta oficina aliou ao mundo lúdico e a
resolução de situação problemas com o seu cotidiano, proporcionando um ambiente
de aprendizagem no qual há a exploração dos conceitos mediante a estrutura
matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciado pelo aluno, no qual
este pode questionar e ousar propor soluções aos problemas encontrados num
clima de investigação, onde a construção de estratégias e de conhecimentos
matemáticos esteja em evidência. É importante ressaltar que não é o jogo/lúdico
que trabalha a matemática, mas sim a intervenção pedagógica que se faz nele. A
mediação e orientação do professor/monitor quanto aos procedimentos dos alunos,
questionando sobre que estratégias se fazem necessárias para que o jogar se
torne um ambiente de aprendizagem e (re) criação conceitual e não apenas a
reprodução mecânica do conceito.
Fig. 1- Painel informativo
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OFICINA
TENIS DE MESA- A oficina é
ministrada pelos seguintes monitores: Rongel, Werick, Zeliane, Karina, Rodrigo
Reis, Ciovanhe, Maria Aliria, Rodrigo Pinheiro, Jocivane, Dina Maria, Carmen
Deyse, esse programa tem como objetivo oportunizar o acesso à
prática esportiva a todos os alunos deste estabelecimento de ensino, promovendo
a inclusão, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por
condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem
o acesso à prática esportiva, oferecendo aos educandos conhecimentos e
vivências da prática esportiva nas dimensões lúdica e inclusiva.
OFICINA
DE PST- A oficina é ministrada
pelos seguintes monitores: Eliel,
Janderley,
Carlos Alexandre, Diego Pantoja, Rossyfran e Ercimar, tem como ponto de
partida, promover pequenas atividades baseadas em um mundo lúdico e esportivo
promotoras de pratica de sociabilidade com ênfase no resgate da cultura local,
bem com o fortalecimento da diversidade cultural dando ênfase na expectativa de
uma aprendizagem mais eficaz tendo como subsídio o mundo lúdico nas atividades
proposto, com livre escolha na participação e construção de valores próprios
sujeitos envolvidos contribuindo significados as praticas desenvolvidas no
âmbito escolar, no qual o esporte é baseado em pequenos movimentos de
interceptação, tendo como base a interceptação da trajetória da bola e acesso á
pratica esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas, como
estimulo á vida.
OFICINA
RÁDIO ESCOLA- oficina é
ministrada pelos seguintes monitores: Marconde Maia, Zeliane, Edenise, Ruth,
Sonia, Lucas, Albanora, João Correa, Geyse, Marcos Adalberto e Carmen Deyse,
tem como meta Contribuir com a qualidade da educação no ensino
fundamental e essa oficina permite que o aluno aprenda de uma forma mais
dinâmica, pois é um recurso pedagógico alternativo para dinamizar a aula e cabe
ao professor as formas de sua utilização, a partir de processos de
educomunicação, fomentados pela mídia rádio que primam pela valorização dos
direitos da criança e do adolescente, pela dinamização do trabalho do
professor/a e pelo desenvolvimento do senso crítico nas comunidades escolares
envolvidas, despertando a consciência critica das crianças e dos adolescentes
na busca da valorização de seus direitos, incentivando a leitura, a escrita e o
desenvolvimento da expressão oral de professores e alunos.
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TEM COMO OBJETIVO
·
Melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades
nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente e esporte e lazer;
·
Elevar o índice de aprendizagem;
·
Retirar os alunos de situação vulnerabilidade,
proporcionando melhor intercambio entre clientela oportunizando-os ampliação de
tempos e espaços educativos e culturais, aproximando a escola a sua comunidade;
·
Criar um clima favorável pedagógico onde toda a
escola envolva-se no processo por meio do Projeto Político Pedagógico.
RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Maio e Junho/2013
O programa Mais Educação, tem como
objetivo de promover a conscientização sobre a importância deste no âmbito
escolar, durante as atividades realizadas, procuramos levar nossos
educandos a refletir sobre diversas questões tais como: coleguismo,
companheirismo, compromisso e responsabilidade com o interesse e a motivação de
alunos que até então eram considerados "problemas" na sala de aula. O
projeto deixou claro que a escola pode e deve ser um espaço de interação,
desafio, alegria, desconcentração e, sobretudo, de aprendizagem, passando a ver
os docentes como amigos e aliados.
Fig. 2- Brincando também se
aprende
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O projeto tem como meta melhorar não só a
aprendizagem mais também oportunizar mecanismo de modo que possa ver o mundo
com outros olhos, principalmente propondo atividades onde eles possam refletir
sobre a importância da família nesta etapa e é fundamental neste processo de
ensino aprendizagem sua participação, sendo assim, toda criança e todo jovem
têm direito ao acesso à educação e, de preferência, a uma educação de
qualidade.
O programa mais educação vem abrindo muitas portas, no qual os educandos têm liberdade quanto ao ingresso e a saída do colégio no horário que lhe for conveniente; porém uma vez na sala de aula, deve obediência aos sinais de início e término das aulas, assim como ao professor. Mas ele logo percebe e isso tem um preço, nas quais se sentem estimulados e motivados a estudar e participar mais, são jovens que se divertem ,que se relacionam entre si, que se deliciam com as modalidades, mas que também estudam, empenham-se, colaboram uns com os outros, auxiliando-se mutuamente a superar as dificuldades, o que lhes possibilita desenvolver fortes laços de amizade.
O programa mais educação vem abrindo muitas portas, no qual os educandos têm liberdade quanto ao ingresso e a saída do colégio no horário que lhe for conveniente; porém uma vez na sala de aula, deve obediência aos sinais de início e término das aulas, assim como ao professor. Mas ele logo percebe e isso tem um preço, nas quais se sentem estimulados e motivados a estudar e participar mais, são jovens que se divertem ,que se relacionam entre si, que se deliciam com as modalidades, mas que também estudam, empenham-se, colaboram uns com os outros, auxiliando-se mutuamente a superar as dificuldades, o que lhes possibilita desenvolver fortes laços de amizade.
Fig. 3- Estimulados
e motivados a estudar
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O projeto está funcionando a todo
vapor e sendo um sucesso entre os quatros cantos da escola, mesmo sem nenhum
material pedagógico, mais é no desafio que mostraremos se estamos realmente
preparados para superar esse e outros desafios que surgirão e de uma forma,
tiramos aquele mal esta que existia anos atrás de que o MAIS EDUCAÇÃO é uma perca de tempo uma enrolação, hoje posso afirma
de que professor e monitor falam a mesma língua, hoje temos oportunidade de
planejarmos nossas atividades que serão desenvolvido durante a semana, temos o
momento de compartilhamento de saberes e cada um tenta demonstrar um jeito novo
de ensinar principalmente com o mundo lúdico nos auxiliando,pois ser professor
é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se
feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a
cada dia é única e original...
São grandes os desafios de cada dia,
mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e
ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as conquistas exaltando
também o sofrimento que nos faz crescer e evoluir. Quero renovar cada dia à
coragem de sempre recomeçar.
O
nosso grande problema continua sendo o espaço que ainda não temos, mais vamos
acreditar que dias de gloria á de vim, temos nosso plano de ação em pleno
desenvolvimento no qual estamos pedindo um cantinho pra gente trabalhar, no
qual nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor para
o desenvolvimento das oficinas de Letramento, Radio Escola, Tênis de Mesa, Hip
Hop, PST/ Segundo Tempo e Matemática
RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Julho e Agosto/2013
O MAIS EDUCAÇÃO é um programa que tem como objetivo principal
ampliar os tempos, os espaços e as oportunidades educativas a partir da
presença do aluno no turno inverso ao seu período de aula.
Neste ano de 2013 à ESCOLA MUNICIPAL LUZ DO SABER, iniciou suas atividades do Programa
Mais Educação, com uma pequena reunião envolvendo o professor/comunitário e a coordenadora/apoio,
Maria Eloina e os monitores para o planejamento do plano de ação
envolvendo atividades lúdicas, Aplicando novas
técnicas com auxílio das tecnologias específicas de alfabetização com base nos
resultados e nos objetivos da PROVINHA
BRASIL, instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade
da alfabetização e do letramento inicial. Auxiliar a entrada do educando no
mundo da escrita e na concepção de alfabetização e letramento como processos
permanentes de aprendizagens que irão ser desenvolvida neste ano.
Fig. 4 - Monitores
em planejamento
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NA
OFICINA DE LETRAMENTO, foi trabalhada a questão da leitura individual e
coletiva, as dificuldades na hora da leitura pelos alunos das
séries iniciais, talvez seja pela falta de habito, o programa buscou aguçar o
conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em que vivemos requer uma leitura
e interpretação adequando ao contexto de um mundo globalizado. O letramento
visa dar subsídio para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa
língua e do mundo que nos rodeia. Assim os monitores em conjunto com as
professores das turmas utilizaram diferentes gêneros textuais para ensinar a
leitura de forma efetiva e eficaz, na qual tivemos orientação da
Equipe Pedagógica que a escola possui assim os monitores utilizaram esse
mecanismo para enaltecer o ensino aprendizagem, sendo que estes diferentes
textos eram pesquisados em seguida levado para a sala para uma melhor
interpretação que visa premiar o ensino, a escrita e a leitura de pequenos
textos populares.
NA OFICINA
DE MATEMÁTICA, após conversar com os professores de nossos alunos, eles
relataram que a maior dificuldade dos educandos era as operações fundamentais,
nossos monitores organizaram varias atividades simulando situações cotidianas
que ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitando a tomada de consciência
da utilidade da Matemática no âmbito extra-escolar e levar as crianças a se
interessar pela disciplina, utilizando o mundo lúdico, na resolução
de situação problemas, proporcionando um ambiente de aprendizagem no qual há a
exploração dos conceitos mediante a estrutura matemática subjacente ao jogo e
que pode ser vivenciado pelo aluno e o programa mais educação tem por objetivo de promover a qualidade da educação e contribuir
para a consolidação do direito de aprender e da ampliação da jornada escolar na
perspectiva da educação integral e integrada, através de atividades
sócio-educativas para melhorar a qualidade do ensino, tornando a escola
mais atrativas e conseqüentemente, diminuindo a repetência e evasão
escolar.
Fig 5- Montando a feirinha
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NA OFICINA DE RÁDIO, nossos monitores
utilizaram esse instrumento que está presente no dia-a-dia dos sujeitos, como
um meio de comunicação e entretenimento, pois ajuda na melhoria do processo de
ensino e de aprendizagem, despertando a consciência critica das crianças e dos
adolescentes na busca da valorização de seus direitos, incentivando a leitura,
a escrita e o desenvolvimento da expressão oral de professores e alunos,
promovendo capacitações para os comunicadores mirins-juvenis que vão surgindo
nas escolas, garantindo assim o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens
na produção de programas radiofônicos, no contexto da sociedade do
conhecimento. Este deve ter ligações estreitas com a educação e a informação,
devido a constantes mudanças mediadas pelo grande e rápido desenvolvimento da
tecnologia. O rádio tem a vantagem de ser uma mídia flexível, permitindo uma
reportagem com informações de qualquer lugar do mundo e proporcionando a
atualização rápida de material a custos técnicos reduzidos, quanto à utilização
do rádio na escola, consiste em uma didática de interação entre o meio social e
o meio sistêmico de aprendizagem, em que os conteúdos dos programas de rádio
devem ser de relevância social, propiciando conhecimentos básicos, essenciais
para qualquer cidadão resolver problemas no contexto histórico e
sociocultural e compreender a idéia de inter-relação entre as sociedades
humanas, para saber tratar as informações articuladas entre si e conectadas com
outras áreas do conhecimento veiculadas pelo rádio.
NA OFICINA DE HIP HOP, foi um
momento de reflexão sobre o surgimento
que se deu através de uma lista de discussão entre pessoas ativistas que
defendia a cultura hip-hop, no ambiente escolar e reconhecer o que ela tem de
mais essencial e de mais importante na vida do individuo, falando sobre seus
beneficio no cotidiano, na qual foi apresentado alguns monitores do hip
hop, onde aproveitando o ensejo introduziram a aula com apresentações,
interagindo com os alunos, depois pediram que escrevessem a palavra hip hop,
onde explicaram a fundo o hip hop e seus elementos, cada um fez seu grafite no
seu caderno e as crianças gostaram bastante da aula, questionaram, interagiram
e se comportaram bem durante a aula pratica, foi bastante válido e produtivo, todos
aprenderam muito, o hip hop é um dos elementos da educação física, que nos
permite trabalhar os valores: respeito, solidariedade, justiça e dialogo o
respeito, a compreensão e a apreciação da pluralidade ou diversidade cultural
como a dança, são mais valorizados.
Fig. 6- Oficina
de Hip Hop
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NA OFICINA DE PST/ PROGRAMA SEGUNDO TEMPO, foi utilizado
à roda de conversa onde todos mostraram a importância desta oficina no âmbito
escolar, as atividades recreativas foram baseadas em práticas corporais,
lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no
resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural e
na perspectiva lúdica das atividades, com livre escolha na participação e
construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos, atribuindo
significado às práticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque
para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimento da
educação pelo esporte e pelo lazer. Incorporação das práticas de esporte e
lazer como modo de vida cotidiana.
Fig. 7- Apresentação do Programa a
Comunidade
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RELATÓRIO
MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Setembro
e Outubro/201
Neste
mês, começamos nossas atividades do Mais Educação, tendo como objetivo ofertar
um acompanhamento pedagógico eficaz, tendo como meta uma aprendizagem que
enaltece o conhecimento empírico de nossos alunos, com auxilio
metodológico envolvendo atividades pedagógicas e lúdicas das áreas de
conhecimento que são: oficinas de Matemática, Letramento, Hip – Hop, Radio
Escolar, Tênis de Mesa e PST/Segundo Tempo, o Programa Mais Educação,
do Governo Federal, nasce com o objetivo de promover a educação em tempo
integral. Esse programa é implantado nas escolas com baixo índice de rendimento
escolar.
O
programa visa um acompanhamento pedagógico mais evidente que valoriza o ensino
aprendizagem, com apoio metodológico das atividades pedagógicas e lúdicas
realizadas pelos monitores, que é realizada nos turnos matutino e vespertino
com ações voltadas ao ensino aprendizagem, pautadas no planejamento e no
fortalecimento do diálogo entre escola e comunidade, os quais proporcionam
atividades baseadas em práticas corporais e lúdicas envolvendo atividades
pautadas nos direitos humanos e em valores ligados ao respeito, à promoção e à
valorização da diversidade.
A
implantação do Programa Mais Educação surge da necessidade de se abrir mais
espaço para estudos interdisciplinares que possam vir a contribuir para o
engrandecimento dos estudos regulares que as escolas proporcionam ao seus
clientes. É também uma oportunidade de abrir as portas da escola para a
inserção da comunidade e para a comunidade se fazer presente em todas as suas
instâncias.
As
oficinas do Mais Educação acontecem durante toda semana, por enquanto estamos
funcionando na biblioteca da escola, tendo em vista que o nosso barracão foi
embargado pela Secretaria de Educação/SEMED, no qual fomos
notificados de que só poderíamos continuar com a obra, só quando a quadra for
entregue a comunidade, e isso nos deixou triste, por saber que iremos perder
muita coisa como por exemplo areia, madeiras e etc. Por enquanto estamos
esperando essa conclusão e vale ressaltar de que nossos matérias de construções
estamos perdendo pouco a pouca e outros matérias tivemos que negociar pra não
perder.
Fig. 8- Local
de trabalho
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Durante a
realização das oficinas nosso objetivo é manter o alunado concentrado nas
atividades, proporcionando o conhecimento de áreas diversificadas que estimule
a descoberta vocacional de cada aluno. Enfim, estamos muito contentes com o
trabalho que estão sendo realizados na escola, hoje nossos colegas professores
estão bastante satisfeito com o programa mais educação e estamos sempre em
sintonia para contribuir para a qualidade do ensino, buscando enaltecer as
ações proposto por este programa, lembrando que a escola visa formar o homem
para o modo de vida democrática, toda ela deve procurar, desde o inicio,
mostrar que o individuo, em si e por si, é somente necessidade e impotência,
deve procurar ampliar novos horizontes, espaços, tempos e oportunizando
atividades educativas.
RELATÓRIO MENSAL - MAIS EDUCAÇÃO
Novembro e Dezembro/2013
O
Programa Mais Educação da Escola Municipal “Luz do Saber”, funciona hoje como
uma ferramenta a mais para Inclusão de todos os alunos, para descobrir novos
talentos, incentivar no esporte como qualidade de vida e na melhoria da
qualidade de aprendizagem, aprendizagem essa que acontece de forma lúdica e
prazerosa, desta forma, os alunos tem motivação para permanecer no programa.
A gestora da escola nos proporcionou uma
visita a todas as salas para observar de que forma nossos colegas estão
trabalhando e o bom de tudo é que planejamos todos juntos e isso ao meu ver é
uma pequena conquista porque antes não tivemos essa oportunidade de
compartilhar essa aprendizagem.
Fig. 9- Compartilhando
saberes
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O programa mais educação tem como ponto de
partida promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem
através de inovações nas práticas pedagógicas, ampliando a jornada escolar para
oferecer mais atividades de aprendizagem ao educando, visando um planejamento
eficaz e
organizando ambientes a serem utilizados no desenvolvimento das atividades,
neste sentido realizando a apresentação dos monitores, os objetivos e as
expectativas de cada oficina, enaltecendo o aprendizado do educando a fim de
multiplicar os conhecimentos adquiridos.
Neste mesmo mês os professores da coordenação
pedagógica de apoio juntamente com o professor comunitário, reuniram-se no
espaço da igreja nossa Senhora das Graças, para o desenvolvimento das oficinas
do projeto Mais Educação foram um verdadeiro show, destaque para as oficinas de
letramento, matemática e hip hop, as atividades realizadas contemplaram o 4º
ano “A” e 5º ano “A”.
As atividades apresentadas foram desenvolvidas
pelos próprios alunos e a produção textual, foi feita com auxilio do mundo
lúdico, já o conteúdo de matemática foi abordado com jogos educativos feitos
pelos monitores juntamente com os alunos, um dos jogos que chamou mais atenção
foi o campo de futebol envolvendo as quatros operações, todas as atividades
foram consideradas relevantes para o ensino aprendizagem do educando, a
participação dos monitores e professores esta sendo um feedback muito
interessante e importante no processo ensino aprendizagem.
Contudo, o programa
continua funcionando na biblioteca, tendo em vista que o nosso espaço ainda não
foi construído e a nossa avaliação é feita todas as sexta feira para saber os
pontos positivos e negativos e trabalhar em cima dos erros. Enfim, tivemos a
ideia de reunir todas as escolas que possuem o Programa Mais Educação para uma
batalha saudável, com o objetivo de divulgar o programa para a comunidade e
ganhar destaque na mídia, segundo os pais o ambiente onde foi realizado o
evento foi muito pequeno,
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