terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dificuldades de Aprendizagem em Matemática


TEMA:
Ø  Dificuldades de Aprendizagem em Matemática na Multiplicação e Divisão com Números Naturais no 4º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Luz do Saber.

PROBLEMA:
Ø  Quais os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos no ensino da tabuada na multiplicação e divisão com números naturais.


OBJETIVO GERAL:
Ø  Propiciar atividades diversificadas que minimizem a dificuldade de aprendizagem em matemática na multiplicação e divisão com números naturais, melhorando sua autoestima por meio de oportunidades para que possam construir sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com dificuldades de aprendizagem, inteirar-se melhor das razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem, buscando alternativas para tornar o estudo desta disciplina mais natural, discutindo a utilização de jogos didáticos e problemas na abordagem de multiplicações e divisões de números naturais.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Ø  Identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado no ensino da matemática, fato que atrapalha o processo de ensino e aprendizagem e muitas vezes os próprios objetivos dos alunos.
Ø  Verificar quais as maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada, dando ênfase em dois aspectos: estabelecer um diálogo com os estudantes para que manifestem seus entendimentos sobre as causas de suas dificuldades e as sugestões de evitá-las ou superá-las.
Ø  Elaborar e propor atividades de ensino aprendizagem, buscando subsídios para melhor analisar o processo de manifestação e superação das dificuldades de aprendizagem da tabuada.

Ø  Destacar a importância da utilização de jogos e da resolução de situações-problema na construção dos conceitos de multiplicação e divisão de números naturais.

Ø  Estimular nos alunos o cálculo mental através de jogos didáticos tais como: Cubra Doze, Batalha Naval de Multiplicação, Dominó Humano e Jogo do resto.



QUESTÕES NORTEADORAS:

Ø  Quais as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado no ensino da matemática?

Ø  Quais as maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada?


Ø  Elaborar e propor atividades de ensino aprendizagem para melhorar as dificuldades de aprendizagem da tabuada?

Ø  Qual a importância da utilização de jogos lúdicos na construção dos conceitos de multiplicação e divisão de números naturais?

Ø  Construir jogos didáticos tais como: cubra doze, batalha naval de multiplicação, dominó humano e jogo do resto?


METODOLOGIA:

Ø    A pesquisa deste projeto tem como foco a abordagem com o método dialético indutivo no qual o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares, no primeiro momento, nosso objetivo é apresentar esse projeto a comunidade escolar, onde a participação da comunidade é de suma importância para o bom desempenho acadêmico dos educandos.
    Nosso ponto de partida é fazer uma pequena pesquisa de campo procurando conversa com os alunos para saber o motivo pelo qual a aprendizagem é deficiente e trabalhar com auxilio do mundo lúdico e com pesquisa bibliográfica para a verificação de quais os autores devemos nos apoiar para encontrar mecanismo e novos caminhos para tentar minimizar as dificuldades apresentado no ensino aprendizado dos alunos da Escola Municipal Luz do Saber no ensino da matemática, abordando em conjunto com os alunos quais as maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada, pois esse é um desafio em que os educadores serão os grandes responsáveis e é um dos maiores desafios que as pessoas tem, especialmente em idade escolar onde ela é muito importante. Mas existe alguma metodologia mais fácil para ensinar e aprender a tabuada e não esquecer mais dela que é fundamental na compreensão e na assimilação de conteúdos.
     Antigamente era de extrema importância saber a tabuada “na ponta da língua”, não que hoje em dia não seja importante saber toda ela. A diferença é que os métodos que são utilizados para que o aluno aprenda a tabuada é que são diferentes. Neste contexto devemos elaborar e propor atividades de ensino aprendizagem para melhorar as dificuldades de aprendizagem no ensino da matemática e no estudo da tabuada?
  
Podemos partir dessa ideia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar algumas estratégias com auxilio do jogo lúdico no ambiente escolar é uma ferramenta que esta ao alcance do professor para subsidiá-lo no ensino aprendizagem, aqui é importante saber qual a importância da utilização de jogos lúdicos na construção dos conceitos de multiplicação e divisão de números naturais, cabe ao professor usar essa ferramenta em favor de um novo saber, pois o jogo lúdico pode fornecer ao educando uma aprendizagem mais evidente e visível, pois enquanto a criança brinca também se aprende esse é o papel dos jogos lúdico no campo da matemática.
       Existem inúmeros jogos que podem fornecer novos caminhos ao educando, alguns adaptados para a tabuada e outros voltados ao nível de cada serie, outros são criados especificamente para essa situação no qual trabalha o raciocínio lógico do aluno, os jogos lúdicos pode ser construídos pelos próprios alunos onde esses jogos didáticos tais como: cubra doze, batalha naval de multiplicação, dominó humano e jogo do resto entre outros é fundamental para fixar conteúdos, cabe ao professor inovar em sua pratica educativa estimulando a criança a conhecer quantidades, comece com quantidades pequenas, de 0 até 10, então evolua gradativamente até chegar a 100. Faça isso em qualquer momento de uma forma bem descontraída.
    As dificuldades apresentadas durante as sondagens diagnósticas e nas resoluções de situações-problemas é um caminho que leva o professor a buscar, em conjunto com outras disciplinas a propor ações que desafiassem os alunos a encontrar possíveis soluções em respeito às ações pedagógicas. O objetivo da escola seja de integração da criança a sociedade, ou de sua preparação para a vida, ou ainda de ser um espaço importante na contribuição da transformação social.
    Portanto, o uso das tecnologias, no ambiente escolar é fundamental na aquisição de conteúdos, concluiu-se que esta metodologia de trabalho pode constituir-se como um elemento facilitador na implementação de novas abordagens pedagógicas, passando o aluno a assumir um papel mais afetivo no processo de ensino/aprendizagem no ensino da matemática e a multiplicação e a divisão deve ser trabalhada de forma concreta levando o educando, a saber, o porquê daquele resultado, o professor deve levar as crianças a pensar matematicamente e agir com o raciocínio lógico, fazendo-os a compreender os conteúdos apresentados.

CRONOGRAMA:

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Ø  AGUIAR, J. S. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e Escrita na pré-escola.
Papirus Editora, 1999

Ø  OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). 2000. Educação infantil: muitos
olhares. 4.ed. São Paulo: Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário