TEMA:
Ø Dificuldades de Aprendizagem em Matemática na Multiplicação
e Divisão com Números Naturais no 4º ano, do Ensino Fundamental, da Escola
Municipal Luz do Saber.
PROBLEMA:
Ø Quais os fatores que interferem na aprendizagem dos
alunos no ensino da tabuada na multiplicação e divisão com números naturais.
OBJETIVO GERAL:
Ø
Propiciar
atividades diversificadas que minimizem a dificuldade de aprendizagem em
matemática na multiplicação e divisão com números naturais, melhorando sua autoestima
por meio de oportunidades para que possam construir sua práxis educativa no
contexto desafiador do aluno com dificuldades de aprendizagem, inteirar-se
melhor das razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na
aprendizagem, buscando alternativas para tornar o estudo desta disciplina mais
natural, discutindo a utilização de jogos didáticos e problemas na abordagem de
multiplicações e divisões de números naturais.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ø
Identificar
as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado no
ensino da matemática, fato que atrapalha o processo de ensino e aprendizagem e
muitas vezes os próprios objetivos dos alunos.
Ø
Verificar
quais as maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada, dando
ênfase em dois aspectos: estabelecer um diálogo com os estudantes para que
manifestem seus entendimentos sobre as causas de suas dificuldades e as
sugestões de evitá-las ou superá-las.
Ø
Elaborar
e propor atividades de ensino aprendizagem, buscando subsídios para melhor
analisar o processo de manifestação e superação das dificuldades de
aprendizagem da tabuada.
Ø
Destacar a importância da utilização de jogos e
da resolução de situações-problema na construção dos conceitos de multiplicação
e divisão de números naturais.
Ø
Estimular nos alunos o cálculo mental através de
jogos didáticos tais como: Cubra Doze, Batalha Naval de Multiplicação, Dominó
Humano e Jogo do resto.
QUESTÕES NORTEADORAS:
Ø Quais
as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado no
ensino da matemática?
Ø Quais as maiores
dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada?
Ø Elaborar e propor
atividades de ensino aprendizagem para melhorar as dificuldades de aprendizagem
da tabuada?
Ø Qual a importância da
utilização de jogos lúdicos na construção dos conceitos de multiplicação e
divisão de números naturais?
Ø Construir jogos
didáticos tais como: cubra doze, batalha naval de multiplicação, dominó humano
e jogo do resto?
METODOLOGIA:
Ø
A pesquisa deste projeto tem como foco a
abordagem com o método dialético indutivo no qual o
raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares,
conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução,
parte da experiência sensível, dos dados particulares, no primeiro momento, nosso objetivo é apresentar esse projeto a
comunidade escolar, onde a participação da comunidade é de suma importância
para o bom desempenho acadêmico dos educandos.
Nosso
ponto de partida é fazer uma pequena pesquisa de campo procurando conversa com
os alunos para saber o motivo pelo qual a aprendizagem é deficiente e trabalhar
com auxilio do mundo lúdico e com pesquisa bibliográfica para a verificação de quais
os autores devemos nos apoiar para encontrar mecanismo e novos caminhos para tentar
minimizar as dificuldades apresentado no ensino aprendizado dos
alunos da Escola Municipal Luz do Saber no ensino da matemática, abordando em conjunto com os alunos quais as
maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada, pois esse é um desafio em que os educadores serão os
grandes responsáveis e é um dos maiores desafios que as pessoas tem,
especialmente em idade escolar onde ela é muito importante. Mas existe alguma
metodologia mais fácil para ensinar e aprender a tabuada e não esquecer mais
dela que é fundamental na compreensão e na assimilação de conteúdos.
Antigamente
era de extrema importância saber a tabuada “na ponta da língua”, não que hoje
em dia não seja importante saber toda ela. A diferença é que os métodos que são
utilizados para que o aluno aprenda a tabuada é que são diferentes. Neste contexto devemos elaborar
e propor atividades de ensino aprendizagem para melhorar as dificuldades de
aprendizagem no ensino da matemática e no estudo da tabuada?
Podemos partir dessa ideia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar algumas estratégias com auxilio do jogo lúdico no ambiente escolar é uma ferramenta que esta ao alcance do professor para subsidiá-lo no ensino aprendizagem, aqui é importante saber qual a importância da utilização de jogos lúdicos na construção dos conceitos de multiplicação e divisão de números naturais, cabe ao professor usar essa ferramenta em favor de um novo saber, pois o jogo lúdico pode fornecer ao educando uma aprendizagem mais evidente e visível, pois enquanto a criança brinca também se aprende esse é o papel dos jogos lúdico no campo da matemática.
Podemos partir dessa ideia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar algumas estratégias com auxilio do jogo lúdico no ambiente escolar é uma ferramenta que esta ao alcance do professor para subsidiá-lo no ensino aprendizagem, aqui é importante saber qual a importância da utilização de jogos lúdicos na construção dos conceitos de multiplicação e divisão de números naturais, cabe ao professor usar essa ferramenta em favor de um novo saber, pois o jogo lúdico pode fornecer ao educando uma aprendizagem mais evidente e visível, pois enquanto a criança brinca também se aprende esse é o papel dos jogos lúdico no campo da matemática.
Existem inúmeros jogos que podem
fornecer novos caminhos ao educando, alguns adaptados para a tabuada e outros voltados
ao nível de cada serie, outros são criados especificamente para essa situação
no qual trabalha o raciocínio lógico do aluno, os jogos lúdicos pode ser construídos pelos próprios alunos onde
esses jogos didáticos tais como: cubra doze, batalha naval de multiplicação,
dominó humano e jogo do resto entre outros é fundamental para fixar conteúdos, cabe
ao professor inovar em sua pratica educativa estimulando
a criança a conhecer quantidades, comece com quantidades pequenas, de 0 até 10,
então evolua gradativamente até chegar a 100. Faça isso em qualquer momento de
uma forma bem descontraída.
As dificuldades apresentadas durante as
sondagens diagnósticas e nas resoluções de situações-problemas é um caminho que
leva o professor a buscar, em conjunto com outras disciplinas a propor ações
que desafiassem os alunos a encontrar possíveis soluções em respeito às ações
pedagógicas. O objetivo da escola seja de integração da criança a sociedade, ou
de sua preparação para a vida, ou ainda de ser um espaço importante na
contribuição da transformação social.
Portanto, o uso das
tecnologias, no ambiente escolar é fundamental na aquisição de conteúdos, concluiu-se que esta metodologia de trabalho pode constituir-se
como um elemento facilitador na implementação de novas abordagens pedagógicas, passando
o aluno a assumir um papel mais afetivo no processo de ensino/aprendizagem no
ensino da matemática e a multiplicação e a divisão deve ser trabalhada de forma
concreta levando o educando, a saber, o porquê daquele resultado, o professor
deve levar as crianças a pensar matematicamente e agir com o raciocínio lógico, fazendo-os a compreender
os conteúdos apresentados.
CRONOGRAMA:
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Ø AGUIAR, J. S. Jogos para o ensino
de conceitos: Leitura e Escrita na pré-escola.
Papirus Editora, 1999
Ø OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos
de (org). 2000. Educação infantil: muitos
olhares. 4.ed. São Paulo: Cortez
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