ROTEIRO DA AULA-SÓLIDOS PLANIFICADOS
1- OBJETIVOS:
·
Conhecer as principais características dos
sólidos planificados em figuras e em objetos que esteja presente em seu
cotidiano;
·
Conhecer e construir as figuras de sólidos planificados;
·
Explorar a planificação dos sólidos planificados
reconhecendo o vértice, as arestas e as faces de um poliedro;
·
Exercitar a visão geométrica tridimensional
representada no plano. .
·
Desenvolver habilidades, visuais, verbais,
lógicas, de desenho de percepção e de representação dessas figuras.
2- TEMA:
·
Sólidos
Planificados;
3-
DESENVOLVIMENTO DA AULA
PRIMEIRO MOMENTO:
PRIMEIRO MOMENTO:
·
Apresentação do Grupo- Orenildo Brito;
·
Texto Reflexivo- A lição do Jardineiro- Katiane
Dias;
·
Acolhida: Musica – Ressucita- me Katiane Dias;
·
Apresentação do Assunto: Sólidos Planificados-
Maria Raimunda ;
SEGUNDO
MOMENTO:
·
Apresentação individual dos Sólidos Planificados-
Katiane Dias;
·
Apresentação individual dos Sólidos
Planificados- Maria Raimunda ;
·
Apresentação individual dos Sólidos
Planificados- Orenildo Brito;
·
Aulas expositivas e dialogadas sobre Sólidos
Planificados, relacionando as informações com o seu cotidiano;
TERCEIRO
MOMENTO:
·
Manusear os sólidos planificados entregues por
cada professor, comparando-os com objetos do dia a dia;
·
Observar e planificar os sólidos, o professor
deverá orientá-los a abrir cuidadosamente os sólidos;
QUARTO
MOMENTO:
·
Construção dos sólidos através de
planificações que o professor irá orientá-los;
·
O professor irá organizar as crianças em grupos
e cada grupo irá confeccionar seu próprio material;
QUINTO MOMENTO:
·
Apresentação do joguinho lúdico/ Atividade, jogo
dos sólidos planificados;
4-
RECURSOS
·
Internet;
·
Folha A4;
·
Cola de isopor, Tesoura, Tinta Acrilex;
·
Pincel de pelo;
·
Papel cartão
·
Embalagens de produtos que lembram os sólidos;
·
TNT;
·
E.V.A com Gliter;
5-
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir das observações dos professores sobre a participação individual e coletiva e seu envolvimento com a proposta, fazendo a análise do conhecimento aprendido pelo aluno sobre a temática;
TEXTOS
REFLEXIVOS
A LIÇÃO DO JARDINEIRO
Um dia, uma senhora, contratou pelo telefone um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.
Chegando em casa, a senhora viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou, o garoto solicitou à dono da casa permissão para utilizar o telefone, entretanto, estando próxima ao aparelho, a gentil senhora não pôde deixar de ouvir a conversa do garoto que ligou para uma mulher e perguntou:
"A senhora está precisando de um jardineiro?"
"Não. Eu já tenho um", foi a resposta.
"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo."
"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso."
E o garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço."
"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora."
"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível."
"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa."
Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores."
"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom."
Desligado o telefone, a dona da casa disse ao jardineiro: "Meu rapaz, não pude deixar de ouvir a conversa. Que pena, você perdeu um cliente."
"Claro que não", respondeu rápido o garoto. "Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo."
Um dia, uma senhora, contratou pelo telefone um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.
Chegando em casa, a senhora viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou, o garoto solicitou à dono da casa permissão para utilizar o telefone, entretanto, estando próxima ao aparelho, a gentil senhora não pôde deixar de ouvir a conversa do garoto que ligou para uma mulher e perguntou:
"A senhora está precisando de um jardineiro?"
"Não. Eu já tenho um", foi a resposta.
"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo."
"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso."
E o garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço."
"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora."
"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível."
"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa."
Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores."
"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom."
Desligado o telefone, a dona da casa disse ao jardineiro: "Meu rapaz, não pude deixar de ouvir a conversa. Que pena, você perdeu um cliente."
"Claro que não", respondeu rápido o garoto. "Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário