quinta-feira, 10 de julho de 2014

Avaliação no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.



Pesquisa sobre a Avaliação no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
  • Princípios básicos.
  • Etapas.
  • Técnicas e instrumentos.
§  Índice de Desempenho da Educação Básica e ENEM
      O ensino de matemática tornou se a cada dia a disciplina que mais reprova aluno e essa realidade gera inúmeras conseqüências nos diversos aspectos da formação desses educandos, neste momento em que crianças e adolescentes não compreendem a real função do ensino da matemática em seu cotidiano, a mesma perde o total e o verdadeiro sentido e passa a ser apenas mais uma disciplina obrigatória no currículo escolar.
      Para que o aluno possa construir seu conhecimento matemático, é necessário que o professor se organize e prepara novos momentos para que possa propiciar essa construção. Nesse sentido, o professor precisa ter o domínio dessa matemática, para que a partir dela, possa organizar situações adequadas para que essa aprendizagem ocorra de forma evidente e transparente para que seus objetivos e metas sejam alcançados.
     Para que o professor tenha condições de analisar as melhores situações para aprendizagem, ele precisa também considerar suas experiências no dia a dia. Faz-se necessário assim, uma maior interlocução entre o que a teoria dos livros didáticos apresenta e a prática que realmente acontece nas instituições escolares. Aqui fica claro que o aluno deve ser inserido no mundo da relação social e a matemática tem esse poder para contribuir na compreensão e na formação e principalmente nas informações, pois a sua aprendizagem vai além de contar, de calcular, fazer leitura de gráficos, ter noções de estatísticas, ter a noção de  medida e de se chegar a uma  probabilidade, os quais essas representações são importantes na sua formação acadêmica e vai contribuir em outras áreas do conhecimento.
      De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a avaliação da aprendizagem deve compreender o ensino oferecido, a atuação do professor, o desempenho do aluno, a estrutura da escola, as ferramentas auxiliares promovidas no ensino e a metodologia utilizada.
      Ao construir uma avaliação sobre um determinado conteúdo, nós professores de matemática temos que ter a certeza de que esse recurso seja realmente uma ferramenta capaz de permitir que nossos alunos tenham a oportunidade de analisar os avanços e tentar de uma forma ou de outra superar as dificuldades, no qual promova a integração entre o ensino e a aprendizagem para que seja enaltecida a compreensão 
      Avaliar não significa constatar o que ocorreu, mas o que não ocorreu, ou seja, estudar a diferença entre o esperado e o atingido, avaliar é conhecer o aluno com o objetivo de colocar questões certas, da maneira certa e no momento certo, a avaliação só pode funcionar efetivamente num trabalho educativo com estas características, a avaliação é um diagnóstico da qualidade dos resultados intermediários, a verificação é uma configuração dos resultados parciais ou finais.
    O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.
       O ENEM não é obrigatório, porém a cada ano tem atraído um número cada vez maior de estudantes. Isto ocorre, pois muitos vestibulares utilizam os resultados do ENEM como um dos critérios para selecionar candidatos nos vestibulares. A avaliação aplicada não tem como objetivo apenas a verificação do aprendizado de conteúdos básicos. O foco principal da avaliação é verificar as competências e habilidades que o aluno domina. O aluno deve demonstrar capacidade para interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens. O exame também verifica se ao aluno é capaz de argumentar, solucionar problemas cotidianos e práticos, elaborar propostas de intervenção na realidade e apresentar idéias bem estruturadas. O ENEM significa Exame Nacional do Ensino Médio, inicialmente foi usado para que se soubesse como era o aproveitamento dos alunos ao final do ensino médio, mas acabou sendo usado como nota em vários processos de seleção para faculdades, e hoje também para alguns benefícios de bolsas de estudo para o ensino superior.
     A avaliação está de acordo com aquilo que se espera de um aluno que sai do Ensino Médio. O mercado de trabalho não espera mais um trabalhador que conheça apenas conteúdos. O trabalhador precisa apresentar habilidades e competências múltiplas para que possa desempenhar um bom papel dentro da empresa em que atua.
  Portanto, a avaliação é um método de adquirir e processar evidencia necessárias para melhorar o ensino e a aprendizagem incluindo uma grande variedade de evidencias que vão alem do exame usual de papel e lápis e ainda um auxilio para classificar os objetivos significativos e as metas educativas, e avaliação é uma apreciação qualitativa que auxilia o professor a tomar decisões para emitir um julgamento que seja relevante para o processo de ensino aprendizagem.


REFERENCIAS:
Ø  http://educortesfeliz123.blogspot.com.br/2013/03/matematica-e-temas-transversais.html
Ø  PC http://educortesfeliz123.blogspot.com.br/2013/03/matematica-e-temas-transversais.htmlNs - PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Ø  http://www.infoescola.com/pedagogia/a-matematica-e-os-temas-transversais/

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