Pesquisa sobre a Avaliação no processo de ensino-aprendizagem da
Matemática.
- Princípios básicos.
- Etapas.
- Técnicas e instrumentos.
§ Índice de Desempenho da Educação Básica e ENEM
O ensino de matemática tornou se a cada
dia a disciplina que mais reprova aluno e essa realidade gera inúmeras
conseqüências nos diversos aspectos da formação desses educandos, neste momento
em que crianças e adolescentes não compreendem a real função do ensino da
matemática em seu cotidiano, a mesma perde o total e o verdadeiro sentido e
passa a ser apenas mais uma disciplina obrigatória no currículo escolar.
Para que o aluno possa construir seu
conhecimento matemático, é necessário que o professor se organize e prepara novos
momentos para que possa propiciar essa construção. Nesse sentido, o professor
precisa ter o domínio dessa matemática, para que a partir dela, possa organizar
situações adequadas para que essa aprendizagem ocorra de forma evidente e
transparente para que seus objetivos e metas sejam alcançados.
Para que o professor tenha condições de
analisar as melhores situações para aprendizagem, ele precisa também considerar
suas experiências no dia a dia. Faz-se necessário assim, uma maior interlocução
entre o que a teoria dos livros didáticos apresenta e a prática que realmente
acontece nas instituições escolares. Aqui fica claro que o aluno deve ser
inserido no mundo da relação social e a matemática tem esse poder para
contribuir na compreensão e na formação e principalmente nas informações, pois
a sua aprendizagem vai além de contar, de calcular, fazer leitura de gráficos, ter
noções de estatísticas, ter a noção de medida
e de se chegar a uma probabilidade, os
quais essas representações são importantes na sua formação acadêmica e vai
contribuir em outras áreas do conhecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais a avaliação da aprendizagem deve compreender o ensino oferecido, a
atuação do professor, o desempenho do aluno, a estrutura da escola, as ferramentas
auxiliares promovidas no ensino e a metodologia utilizada.
Ao construir uma avaliação sobre um
determinado conteúdo, nós professores de matemática temos que ter a certeza de
que esse recurso seja realmente uma ferramenta capaz de permitir que nossos
alunos tenham a oportunidade de analisar os avanços e tentar de uma forma ou de
outra superar as dificuldades, no qual promova a integração entre o ensino e a
aprendizagem para que seja enaltecida a compreensão
Avaliar não significa constatar o que ocorreu, mas o que
não ocorreu, ou seja, estudar a diferença entre o esperado e o atingido, avaliar é conhecer o
aluno com o objetivo de colocar questões certas, da maneira certa e no momento
certo, a avaliação só pode funcionar efetivamente num trabalho educativo com
estas características, a avaliação é um diagnóstico da qualidade dos resultados
intermediários, a verificação é uma configuração dos resultados parciais ou
finais.
O
Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao
fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse
nível de escolaridade.
O
ENEM não é obrigatório, porém a cada ano tem atraído um número cada vez maior
de estudantes. Isto ocorre, pois muitos vestibulares utilizam os resultados do
ENEM como um dos critérios para selecionar candidatos nos vestibulares. A
avaliação aplicada não tem como objetivo apenas a verificação do aprendizado de
conteúdos básicos. O foco principal da avaliação é verificar as competências e
habilidades que o aluno domina. O aluno deve demonstrar capacidade para
interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens. O
exame também verifica se ao aluno é capaz de argumentar, solucionar problemas
cotidianos e práticos, elaborar propostas de intervenção na realidade
e apresentar idéias bem estruturadas. O
ENEM significa Exame Nacional do Ensino Médio, inicialmente foi usado para que
se soubesse como era o aproveitamento dos alunos ao final do ensino médio, mas
acabou sendo usado como nota em vários processos de seleção para faculdades, e
hoje também para alguns benefícios de bolsas de estudo para o ensino superior.
A avaliação está de acordo com aquilo que
se espera de um aluno que sai do Ensino Médio. O mercado de trabalho não espera
mais um trabalhador que conheça apenas conteúdos. O trabalhador precisa
apresentar habilidades e competências múltiplas para que possa desempenhar um
bom papel dentro da empresa em que atua.
Portanto, a avaliação é um método de adquirir
e processar evidencia necessárias para melhorar o ensino e a aprendizagem
incluindo uma grande variedade de evidencias que vão alem do exame usual de
papel e lápis e ainda um auxilio para classificar os objetivos significativos e
as metas educativas, e avaliação é uma apreciação qualitativa que auxilia o
professor a tomar decisões para emitir um julgamento que seja relevante para o
processo de ensino aprendizagem.
REFERENCIAS:
Ø http://educortesfeliz123.blogspot.com.br/2013/03/matematica-e-temas-transversais.html
Ø PC http://educortesfeliz123.blogspot.com.br/2013/03/matematica-e-temas-transversais.htmlNs
- PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Ø http://www.infoescola.com/pedagogia/a-matematica-e-os-temas-transversais/
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