PROJETO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – 2014
TEMA:
Ø
Dificuldades na
aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos do 3º ano ao 6º ano, do Ensino
Fundamental, da Escola Municipal Luz do Saber.
PROBLEMA:
Ø
Quais os fatores que
interferem na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 3º ano ao 6º
ano da Escola Municipal Luz do Saber
PÚBLICO ALVO:
Ø As
crianças serão selecionadas para participar do programa obedecendo um
diagnostico que irá apontar os educandos que apresentam dificuldades na leitura
e na escrita e no estudo da matemática, sendo que o critério a ser adotado é o
seguinte: casos de multirrepetência, dificuldades na leitura e escrita,
dificuldades na matemática, notas baixas e crianças que não estão sendo
atendidas por nenhum outro programa de recuperação de estudos.
OBJETIVO GERAL:
Ø Propiciar atividades
diversificadas com auxilio do mundo lúdico de modo que minimizem as dificuldades
de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos do 3º ao
6º ano do ensino fundamental, contribuindo para que os mesmo possam evoluir no
ensino aprendizagem,
evidenciando seu estudo da matemática e no letramento do Programa Mais Educação,
melhorando sua autoestima por meio de oportunidades para que possam construir
sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno que apresentam
dificuldades de aprendizagem, inteirar-se melhor das razões para que possam a
ser sanados suas dificuldades, levando o mestre a buscar alternativas para
tornar o estudo destas disciplinas mais natural.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ø Identificar as principais
causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no ensino aprendizagem do
letramento e no ensino da matemática, fato que atrapalha em seu processo evolutivo
dos próprios objetivos dos educandos.
Ø Analisar
as dificuldades que os educandos do 3º ao 6°ano das séries iniciais da escola
municipal Luz do Saber enfrentam e traçar metas para solucionar.
Ø
Verificar
a frequência da participação dos pais ou responsáveis no processo de ensino
aprendizagem dos alunos da escola municipal Luz do Saber
Ø
Propor
novas metodologias de ensino que contribua para o aprimoramento da aprendizagem
na matemática e no letramento no programa Mais Educação.
Ø Verificar quais as
maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada, dando ênfase em
dois aspectos: estabelecer um diálogo com os estudantes para que manifestem
seus entendimentos sobre as causas de suas dificuldades e as sugestões de
evitá-las ou superá-las.
Ø Elaborar e propor
atividades de ensino aprendizagem, buscando subsídios para melhor analisar o
processo de manifestação e superação das dificuldades de aprendizagem da
tabuada.
Ø Destacar
a importância da utilização de jogos e da resolução de situações-problema na
construção dos conceitos de multiplicação e divisão de números naturais.
Ø Estimular
nos alunos o cálculo mental através de jogos didáticos tais como: Cubra Doze,
Batalha Naval de Multiplicação, Dominó Humano e Jogo do resto.
Ø Destacar
a importância do lúdico no processo de aprendizagem e no atendimento da criança
e do adolescente no programa mais educação com problemas escolares
QUESTÕES NORTEADORAS:
Ø Quais
as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado no
ensino da matemática?
Ø
Qual
é a frequência da participação dos pais ou responsáveis no processo de ensino
aprendizagem dos alunos da escola municipal Luz do Saber?
Ø Quais as maiores
dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada?
Ø Elaborar e propor
atividades de ensino aprendizagem para melhorar as dificuldades de aprendizagem
da tabuada?
Ø Qual a importância da
utilização de jogos lúdicos na construção dos conceitos de multiplicação e
divisão de números naturais?
Ø Destaque
a importância do lúdico no processo de aprendizagem e no atendimento da criança
e do adolescente no programa mais educação com problemas escolares?
Ø Construir jogos
didáticos tais como: cubra doze, batalha naval de multiplicação, dominó humano
e jogo do resto?
METODOLOGIA:
Ø
As
escolhas dos aspectos metodológicos de um trabalho de pesquisa são de suma
importância, pois há inúmeras formas de metodologias de trabalho e a melhor
adequação dos meios indicará a eficácia da pesquisa.
Segundo, Barros e Duarte (2006, p. 27)
dizem que há uma infinidade de discussões em torno das atribuições dos
procedimentos metodológicos que regem a análise de um estudo, seja este de
maneira qualitativa ou quantitativa. Analisar de forma quantitativa é
indispensável na maior parte das ciências. Em ciências sociais, os
procedimentos quantitativos às vezes são menos valorizados por seu caráter
reducionista, mas nem um procedimento analítico, seja qualitativo seja
quantitativo não deixa de ser reducionista.
Seja qual for o procedimento adotado:
quantitativo ou qualitativo deve ser precedido por uma reflexão sobre as quais
os atributos pelos quais os fenômenos estudados são dessemelhantes e podem ser
ignorados em relação aos objetivos. A pesquisa
deste projeto tem como foco a abordagem com o método dialético indutivo no qual
o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos
particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução,
parte da experiência sensível, dos dados particulares, no primeiro momento, nosso objetivo é apresentar esse projeto a
comunidade escolar, onde a participação da comunidade é de suma importância
para o bom desempenho acadêmico dos educandos.
Nosso ponto de partida é fazer uma pequena
pesquisa de campo procurando conversa com os alunos para saber o motivo pelo
qual a aprendizagem é deficiente e trabalhar com auxilio do mundo lúdico e com
pesquisa bibliográfica para a verificação de quais autores devemos nos apoiar
para encontrar mecanismo e novos caminhos para tentar minimizar as
dificuldades apresentado no ensino aprendizado dos alunos da Escola Municipal
Luz do Saber no ensino da matemática e letramento,
abordando em conjunto com os alunos quais as maiores dificuldades dos
alunos na aprendizagem da leitura, escrita e no ensino da tabuada, pois esse é um desafio em que os educadores serão os
grandes responsáveis e é um dos maiores desafios que as pessoas têm
especialmente em idade escolar onde ela é muito importante. Mas existe alguma
metodologia mais fácil para ensinar e aprender a tabuada e não esquecer mais
dela que é fundamental na compreensão e na assimilação de conteúdos.
A leitura se constitui como um dos avanços à busca do conhecimento
sistemático em que contudo, tem –se que em virtude de não se
desenvolver o hábito da leitura, encontra-se
algumas dificuldades nesse contexto, o que causa preocupações, pelo fato da
leitura assumir um certo destaque no processo de aprendizagem. É através desta
que o aluno desperta para interpretação dos fatos e ainda sente-se estimulado
para desenvolver a aprendizagem, posto que a leitura se encarrega de amadurecer
o intelecto.
Antigamente era de extrema importância saber a
tabuada “na ponta da língua”, não que hoje em dia não seja importante saber
toda ela. A diferença é que os métodos que são utilizados para que o aluno
aprenda a tabuada é que são diferentes. Neste
contexto devemos elaborar e propor atividades de ensino
aprendizagem para melhorar as dificuldades de aprendizagem no ensino da
matemática e no estudo da tabuada?
Podemos partir dessa ideia para compreender quais são seus desafios e dificuldades no ensino aprendizagem, ou ainda utilizar algumas estratégias com auxilio dos jogos lúdicos no ambiente escolar.Os jogos ludicos é uma ferramenta que esta ao alcance do professor para subsidiá-lo no ensino aprendizagem, aqui é importante saber qual a importância e fazer seu uso e a utilização dos jogos lúdicos na sala de aula para construir conhecimento.
Podemos partir dessa ideia para compreender quais são seus desafios e dificuldades no ensino aprendizagem, ou ainda utilizar algumas estratégias com auxilio dos jogos lúdicos no ambiente escolar.Os jogos ludicos é uma ferramenta que esta ao alcance do professor para subsidiá-lo no ensino aprendizagem, aqui é importante saber qual a importância e fazer seu uso e a utilização dos jogos lúdicos na sala de aula para construir conhecimento.
Cabe ao professor usar essa ferramenta em
favor de um novo saber, pois o jogo lúdico pode fornecer ao educando uma
aprendizagem mais evidente e visível, pois enquanto a criança brinca também
aprende esse é o papel dos jogos lúdicos no campo da matemática e no letramento.
Existem inúmeros
jogos que podem fornecer novos caminhos ao educando, alguns adaptados para a construção
da leitura e ensinar a tabuada, outros são criados especificamente para essa
situação no qual trabalha o raciocínio lógico do aluno, o professor pode até
fazer um campeonato de tabuado, jogo da memória, batalha naval de
multiplicação, dominó humano e jogo do resto, quebra
cabeça, pesca silábica e os jogos lúdicos podem ser
construídos pelos próprios alunos na sala de aula é fundamental para
fixar conteúdos e usar ate mesmo atividades para casa, cabe ao professor
inovar em sua pratica educativa estimulando a criança a conhecer quantidades,
medindo, fazer interpretações de quantidades pequenas, faça isso em qualquer
momento de uma forma bem descontraída.
As dificuldades apresentadas durante as sondagens diagnósticas e
nas resoluções de situações-problemas é um caminho que leva o professor a
buscar, em conjunto com outras disciplinas a propor ações que desafiassem os
alunos a encontrar possíveis soluções em respeito às ações pedagógicas e montar
um gráfico dessa pesquisa.
O objetivo da escola seja de integração da
criança a sociedade, ou de sua preparação para a vida, ou ainda de ser um
espaço importante na contribuição da transformação social. Portanto, o uso das
tecnologias, no ambiente escolar é fundamental na aquisição de conteúdos, concluiu-se que esta metodologia de trabalho pode constituir-se
como um elemento facilitador na implementação de novas abordagens pedagógicas,
passando o aluno a assumir um papel mais participativo no processo de ensino e aprendizagem,
tanto no ensino da matemática quanto no ensino da escrita e na leitura de
pequeno textos, deve ser trabalhada de forma concreta levando o educando, a
saber, que é importante sua presença no campo educacional, o professor deve
levar as crianças a pensar matematicamente e agir com o raciocínio lógico, fazendo-os a compreender
os conteúdos trabalhados.
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES
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MARÇ
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ABRI
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MAI
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JUN
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JUL
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AGOS
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SET
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OUT
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NOV
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DEZ
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APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
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X
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PESQUISA DE CAMPO
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X
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X
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AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
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X
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X
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OFICINAS DE CONFECÇÃO DE JOGOS
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X
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ESTUDO
DA TABUADA ATRAVÉS DOS JOGOS
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X
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X
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X
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X
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APLICAÇÃO
DAS ATIVIDADES ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES
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X
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X
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X
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X
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X
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||||
ELABORAÇÃO
DOS INSTRUMENTOS DA COLETA DE DADOS
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X
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COLETAS
E ANALISE DE DADOS
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X
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X
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X
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REFERENCIAS:
Ø AGUIAR, J. S. Jogos para o ensino
de conceitos: Leitura e Escrita na pré-escola.
Papirus Editora, 1999
Ø OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos
de (org). 2000. Educação infantil: muitos
olhares. 4.ed. São Paulo: Cortez
Ø ARAÚJO, Viviane Raupp
Nunes de. Reflexões sobre a formação
inicial do professor de matemática: um olhar da filosofia da educação
matemática. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Extremo Sul
Catarinense, Programa dePós-Graduação em Educação, Criciúma, 2007
Ø ARAÚJO, Viviane Raupp
Nunes de. A filosofia da educação
matemática naformação dos professores do ensino fundamental e médio. 80
f. Monografia(Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Extremo Sul
Catarinense, Criciúma, 2005
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